Frete grátis nas compras acima de R$ 199,00

Primeira compra? Cupom: BEMVINDO10

Blog

Enólogo, enófilo e sommelier: você conhece a diferença? 

Se você já se confundiu com as palavras enófilo, enólogo e sommelier, saiba que não está sozinho(a). É bem comum ficar na dúvida. Vem ler esse artigo para descobrir em detalhes a missão de cada um!  

O mundo do vinho está cheio de nomenclaturas específicas. Além da complexidade que tange ao vinho em si, há os profissionais e apreciadores que atuam na área, como enólogo, enófilo e sommelier.  

Entender o papel de cada um ajuda a compreender melhor a cultura do vinho, proporcionado um outro olhar sobre esse universo e aprimorando a sua experiência entre garrafas e taças cheias. 

A diferença entre enólogo, enófilo e sommelier: qual a função de cada um? 

Quem é o enólogo? 

O enólogo é o profissional responsável pelo processo de produção do vinho. Para tanto, precisou fazer um curso superior em enologia, onde aprendeu métodos essenciais de viticultura e vinicultura. Além de efetivamente fazer o vinho, o enólogo cuida de todos os aspectos técnicos e científicos da vinificação.  

Ponto de colheita da uva, definição do estilo dos vinhos que serão produzidos, tempo de maturação em barricas de carvalho, tempo de envelhecimento na garrafa: todas estas decisões fundamentais cabem ao enólogo, um verdadeiro especialista em vinhos.  

 O que faz um sommelier? 

O sommelier (sommelière para as mulheres!) é o melhor amigo do enólogo. É ele o responsável por traduzir para o consumidor o que está dentro da garrafa: estilo do vinho, método de vinificação, temperatura ideal de serviço, taças adequadas para servir, armazenamento adequado, região produtora, harmonização ideal, etc.  

Um sommelier pode atuar em diferentes frentes, vejamos alguns exemplos:  

Vinícola: guiando o turista/visitante nas degustações  

Restaurante: elaborando a carta de vinhos e orientando os clientes  

Lojas: vendendo vinhos 

Eventos: servindo e apresentando vinhos  

Autônomo: criando sua própria empresa para oferecer serviços ou até mesmo cursos sobre vinho 

O sommelier é um especialista em vinhos com amplo conhecimento em harmonização, regiões produtoras, e degustação sensorial. Para tanto, precisou fazer um Curso de Sommelier em entidade certificada, como a ABS- Associação Brasileira de Sommelier, por exemplo. Existem certificações como a  Wine & Spirit Education Trust (WSET) que também possibilitam atuar como sommelier.  

Quem é o enófilo? 

Já ouviu falar no cinéfilo, o apaixonado por cinema? No mundo do vinho temos o enófilo, o apreciador de vinhos!  

O enófilo é um apaixonado por vinhos. Alguém que gosta de aprender sobre o mundo do vinho como um hobby, sem necessariamente trabalhar na área. Geralmente são pessoas que estudam por conta própria, participam de confrarias e adoram frequentar espaços que cultuam o vinho, desde um vinhedo até um winebar.  

Ser enófilo não exige formação específica, apenas interesse e paixão pelo assunto.  

Afinal, quais são as principais diferenças entre enólogo, sommelier e enófilo? 

Elaboramos um resumo bem prático para você nunca mais ficar na dúvida sobre as funções desempenhadas pelo enólogo, enófilo e sommelier:  

Enólogo: É quem faz o vinho, conduzindo todas as escolhas necessárias no processo de produção.   

Enófilo: É quem aprecia, estudando como hobby tudo que envolve a cultura do vinho.  

Sommelier:  É quem recomenda, indicando vinhos e harmonizações de acordo com a preferência do consumidor.  

Enólogo, enófilo ou sommelier, todos têm em comum um ponto: o amor pelo vinho! Saber diferenciá-los permite que você busque informações com o profissional mais indicado, além de facilitar o seu entendimento no mundo do vinho de forma geral. Ademais, é uma forma de valorizar estes profissionais e apreciadores que movem taças e impulsionam negócios, cativando cada vez mais adeptos.  

Que tal se declarar de uma vez por todas enófilo(a)? 

Para aprender mais sobre vinhos, continue a leitura em outros artigos do nosso blog. 

Até a próxima taça!   

Leia também