Vinhos de Verão: Descubra as Melhores Opções para Refrescar Seus Dias Quentes
Postado 10 de janeiro de 2025 em Vinhos por Jolimont
O verão pede bebidas leves e refrescantes. Descubra os melhores vinhos para acompanhar os dias mais quentes do ano! Dicas de harmonização, uvas, regiões e muito mais para você aproveitar ao máximo.
O calor chegou e com ele a vontade de saborear bebidas que combinem com os dias ensolarados. Os vinhos, além de serem elegantes, podem ser ótimos companheiros para o verão. Neste post, vamos te apresentar as melhores opções para refrescar seus dias e tornar suas celebrações ainda mais especiais.
Por que o vinho é perfeito para o verão?
Vinhos brancos, rosés, espumantes e tintos leves são vinhos de verão cheios de frescor e leveza. Geralmente com teor alcóolico mais baixo e acidez mais elevada, são vinhos deliciosos para tomar geladinho e harmonizar com saladas, peixes, frutos do mar e outros pratos igualmente leves.
Acidez e frescor: a combinação perfeita para os dias quentes
Vinhos de verão como brancos e espumantes elaborados com uvas brancas como Riesling, Chenin Blanc e Viognier possuem acidez elevada, que é o que faz a gente salivar na hora da degustação. Por essa razão, são vinhos mais refrescantes e fáceis de beber.
Basta gelar (especialmente os espumantes) e aproveitar cada gole de leveza para espantar o calor!
Versatilidade: vinhos para todos os gostos e ocasiões
Os vinhos de verão como brancos, rosés e espumantes, são versáteis e combinam com qualquer ocasião, seja na praia, piscina, piquenique no parque ou no sofá com ar-condicionado: vale tudo para refrescar!
Sem contar a variedade de estilos: tem para todos os gostos! Brancos leves e encorpados, rosés frescos, tintos leves, espumantes brancos, espumantes rosés e até espumantes tintos (pois é, existe!).
Quais os tipos de vinho mais indicados para o verão?
Os vinhos de verão mais indicados são justamente os brancos, rosés, espumantes e tintos leves. No entanto, não é proibido abrir aquele tinto mais robusto que você adora! Se ele estiver na temperatura correta e você estiver em um ambiente climatizado, a experiência de degustação será tão incrível quanto costuma ser nos dias frios.
Vinhos brancos: a clássica escolha para o verão
No verão ele reina absoluto na maioria das taças: o vinho branco! A pedida perfeita para um almoço despretensioso em família, para um happy hours entre amigos, para levar na praia, na piscina, no clube ou no parque.
Cada vez mais o vinho branco brilha no sol do verão e alivia o calor com sua refrescância e acidez vibrante. Independente da uva, os brancos tendem a ser mais leves e frescos, por isso são tão desejáveis como vinhos de verão.
Sauvignon Blanc: frescor e aromas cítricos
A Sauvignon Blanc é uma das uvas brancas mais apreciadas no mundo. De origem francesa, é cultivada em diversas regiões vinícolas e muito famosa por sua intensidade aromática. O resultado em taça depende, entre outros fatores, do terroir de cultivo: em climas frios ela tende a apresentar acidez alta e aromas com notas de grama, aspargo e pimentão verde. Já nos climas quentes apresenta notas de maracujá, abacaxi e pêssego.
Independente da origem, a Sauvignon Blanc sempre será um excelente vinho de verão!
Chardonnay: elegância e versatilidade
A rainha das uvas brancas reina soberana em grande parte do vinícola: como resistir a uma taça de Chardonnay?
Também de origem francesa, a Chardonnay é a casta branca mais cultivada do mundo. Assim como qualquer outra variedade, o resultado na garrafa dependerá do terroir de origem e dos métodos de vinificação empregados.
Em climas frios, ela tende a apresentar aromas cítricos lembrando raspas de limão, maçã verde, toques florais e acidez acentuada. Em climas quentes os aromas costumam lembrar frutas tropicais maduras como pêssego, manga e abacaxi, além de teor alcóolico naturalmente mais elevado.
Vinhos rosés: a delicadeza da cor
Os rosés representam o ápice dos vinhos de verão! Apesar de serem produzidos com uvas tintas, expressam a leveza e a refrescância dos vinhos brancos com a vantagem de serem ainda mais versáteis nas harmonizações.
Existem quatro principais métodos de produção para que o vinho adquira a tonalidade rosé. Um dos mais utilizados chama-se prensagem rápida, que consiste em esmagar as uvas e deixar o mosto em contato com as cascas com o intuito de ficar rosado e aportar aromas de frutas vermelhas frescas como morangos e framboesas.
Há vinhos brasileiros rosés espetaculares que merecem estar na sua taça. Mas se você gosta de aventuras mundo afora, aposte nos rosés de Provence e seja feliz!
Rosé de Provence: a referência mundial
Provence é uma região do sul da França célebre por seus rosés delicados de cor clara e muito frescor. Por lá, os verões são quentes, assim como no Brasil, e os rosés cintilam nas taças com aromas florais e frutados. É bem comum o blend de uvas na produção, ou seja, a mistura de duas ou mais uvas para elaborar um rótulo.
Se você tiver a oportunidade, deguste um rosé de provence e comprove como os vinhos de verão podem ser surpreendentes!
Espumantes rosés: para todas as ocasiões!
Esqueça as grandes celebrações e festas de revéillon: espumantes podem e devem ser consumidos no dia a dia! Para isso existem opções deliciosas e bem acessíveis de vinhos de verão espumantes rosés.
A cor rosada sedutora, as borbulhas persistentes e os aromas de frutas vermelhas convidam o paladar para viver grandes aventuras de verão com uma taça de espumante rosé nas mãos.
Aposte nos elaborados pelo Método Charmat. São frescos, leves, super em conta e ideais para ocasiões diversas e informais.
Espumantes: a efervescência do verão
Já mencionamos o espumante rosé como excelente opção entre os vinhos de verão, mas a verdade é que o espumante branco também é uma delícia. Efervescentes e vibrantes são ótimas companhias para beber com ou sem acompanhamento. Da mesma forma que os rosés, os espumantes brancos elaborados pelo Método Charmat tendem a ser mais jovens e frescos com aromas de frutas como maçã verde, pera e pêssego.
Brut Nature: secura e complexidade
Se por um lado os espumantes no estilo brut brancos e rosés são verdadeiros oásis de frescor para os dias quentes, os espumantes no estilo Nature são inigualáveis para harmonizações fantásticas. (Veremos dicas preciosas a seguir!)
Sem ou com pouquíssimo açúcar residual, os espumantes Nature são mais secos e apresentam aromas complexos de pão tostado, manteiga e frutas secas. No paladar são cremosos e com acidez pronunciada.
Harmonização: o segredo para um verão delicioso
O verão é a estação do sol, ideal para aproveitar ao ar livre em parques, praças, praia, clubes ou mesmo no quintal de casa. Em todas essas ocasiões é possível harmonizar prato e taça!
Preparamos um guia rápido com sugestões para você consultar sempre que bater a dúvida de qual vinho servir com qual tipo de comida.
Vinhos brancos e seus pares ideais
Vinhos brancos leves: Camarão ao bafo, peixes brancos grelhados, queijos frescos.
Vinhos brancos encorpados: Massas de molho branco, risotos cremosos, moquecas, queijos maduros.
Rosés e espumantes: a versatilidade na harmonização
Rosés: Saladas, brusquetas, carnes magras, massas de molhos leves.
Espumantes bruts: Pastel e demais aperitivos fritos, carnes brancas e vermelhas, pizzas.
Espumante Moscatéis: Chocolate branco, pudim e doces cremosos à base de frutas.
Tintos também podem ser vinhos de verão
Vinhos tintos leves: Carnes magras grelhadas, massas ao sugo, risotos de queijo ou cogumelos.
Vinhos tintos encorpados: Churrasco, massas à bolonhesa, lasanhas de carne.
Onde encontrar os melhores vinhos para o verão?
Lojas especializadas: a curadoria dos experts
Uma boa opção para comprar seus vinhos de verão são as lojas e empórios especializados. Lá você pode contar com a ajuda de profissionais para tirar todas as suas dúvidas sobre uvas, regiões, estilos e harmonizações.
Além disso, eles podem recomendar rótulos com o melhor custo-benefício.
E-commerce: a praticidade de comprar online
Se na sua cidade não possui lojas especializadas ou se você é fã da praticidade de comprar online, os e-commerces são o caminho. Fáceis de navegar, as lojas online costumam oferecer promoções e vantagens exclusivas, além de atendimento e suporte virtual para tirar dúvidas e ajudar com a sua compra.
Vinícolas: a experiência completa
Agora, se você quer viver a experiência completa, o melhor local para fazer suas compras será na própria vinícola. Lá você conhece os processos de produção, visita a cave, conversa com sommeliers, enólogos e produtores, degusta o vinho na sua origem e descobre curiosidades que não estão nos rótulos.
Ademais, as lojas das vinícolas costumam ser bem completas e normalmente despacham sua compra de lá mesmo, não precisa se preocupar com bagagem se sua viagem for aérea, por exemplo.
Dicas para aproveitar ao máximo seus vinhos no verão
Temperatura ideal para servir
Você pode ter em mãos o vinho perfeito, com todas as características que você aprecia. Mas, se você não o servir na temperatura correta, sua experiência não será agradável o bastante.
Cada estilo de vinho tem uma recomendação de temperatura para que os aromas e sabores possam ser apreciados com plenitude. Confira para não errar na próxima vez que for abrir um rótulo:
Vinhos tintos leves: 12 a 14°C
Vinhos tintos encorpados: 16 a 18°C
Vinhos brancos leves: 6 a 8°C
Vinhos brancos encorpados: 10 a 12°
Vinhos rosés: 8 a 12°
Vinhos espumantes: 6° a 10°C
Como armazenar os vinhos no calor
Independente da estação do ano, os vinhos precisam de condições específicas de armazenagem, ainda mais se estivermos falando de rótulos com potencial para o envelhecimento. No entanto, mesmo os vinhos jovens para consumo imediato precisam de cuidados.
A recomendação é de que sejam guardados em locais com temperatura controlada, entre 15°C e 18 °C, para evitar variações que prejudiquem sua evolução. Caves subterrâneas, porões e adegas climatizadas são as melhores opções. Mas, na falta delas, como guardar vinho?
Escolha um armário distante da cozinha e que seja fresco e sem luz solar ou luz artificial direta e longe de vibrações.
No caso de garrafas abertas, a dica é fazer uso de bombas de vácuo ou rolhas especiais, como a tampa capacete, para minimizar o contato do vinho com o oxigênio.
Ademais, é essencial guardá-lo na geladeira, para desacelerar o processo de oxidação. O tempo ideal para consumir seu vinho depois de aberto, varia: tintos podem ser consumidos em até 3 dias, brancos e rosés em até 5 dias e espumantes em até 2 dias.
Todavia, saiba que depois de aberto o vinho vai perdendo seus atributos. Um rótulo aberto hoje não será o mesmo amanhã!
Todo vinho pode ser um vinho de verão se degustado em local apropriado e na temperatura correta. Porém, os vinhos brancos, rosés e espumantes ficam com o pódio de preferidos na estação do sol!
Bom proveito e até a próxima taça!