Frete grátis nas compras acima de R$ 199,00

Primeira compra? Cupom: BEMVINDO10

Blog

Como guardar vinho: dicas para preservar a qualidade da bebida 

Como guardar vinho: dicas para preservar a qualidade da bebida 

Imagine a seguinte situação: você foi até uma loja especializada, adquiriu uma garrafa maravilhosa, mas chegou em casa e não sabe onde guardar o vinho? 

Garrafa em pé ou deitada? Na cozinha ou na despensa? Hoje vamos conferir dicas valiosas de como guardar vinho em casa, especialmente se você não possui cave subterrânea ou adega climatizada! 

Saber como guardar vinho tanto fechado quanto aberto, é fundamental para prolongar a vida da bebida e manter sua qualidade por mais tempo, já que o armazenamento adequado influencia diretamente na preservação dos aromas e sabores. 

Já vamos adiantar: nem pense em colocar no armário da cozinha! Siga a leitura para aprender como guardar vinho do jeito certo. 

Como guardar vinhos fechados: os cuidados essenciais 

Os vinhos precisam de condições específicas de armazenagem, ainda mais se estivermos falando de rótulos com potencial para o envelhecimento. No entanto, mesmo as garrafas para consumo imediato, carecem de cuidados especiais.  

O vinho é uma bebida viva, que sofre com as interações do ambiente onde está exposto. Por isso, a recomendação é de que sejam guardados em locais com temperatura controlada, entre 12 °C e 18 °C, para evitar variações que prejudiquem sua evolução. 

Caves subterrâneas (ou um velho e bom porão!) e adegas climatizadas são as melhores opções. Mas, na falta delas, como guardar vinho? Escolha um armário distante da cozinha e que seja fresco, escuro, longe de luz solar ou luz artificial direta e longe de vibrações. 

Como guardar vinhos abertos: dicas para prolongar a qualidade 

Abriu uma garrafa e sobrou? Como guardar vinho nestes casos? Inicialmente, tenha em mente que o vinho que você abriu hoje, não será o mesmo amanhã, anda que esteja bem guardado.  

Como mencionado antes, o vinho é uma bebida viva, e o contato com o oxigênio é o principal fator que o degrada. Para preservar ao máximo suas características depois de aberto, a sugestão é fazer uso de bombas de vácuo ou rolhas especiais, como a tampa capacete, para minimizar o contato do vinho com o oxigênio após abrir a garrafa. 

Ademais, é essencial guardá-lo na geladeira, para desacelerar o processo de oxidação. O tempo ideal para consumir seu vinho depois de aberto, varia:  tintos podem ser consumidos em até 3 dias, brancos e rosés em até 5 dias e espumantes em até 2 dias.  

Haa, outra dica importante de como guardar vinho depois de aberto, é evitar a porta da geladeira, pois há maior variação de temperatura devido o abre e fecha.  

A posição importa: como o vinho deve ser armazenado? 

Você já deve ter visto de tudo: garrafas deitadas, em pé, de cabeça para baixo…Mas você vai ver que as regras de como guardar vinho preservando a bebida, são claras.  

Vinhos vedados com rolha de cortiça/natural: devem ser armazenados deitados, para que o líquido mantenha a rolha úmida e evite a entrada de ar. 

Vinhos vedados com tampa de rosca, a famosa screw cap: tanto faz, podem ser guardados em pé ou deitados sem prejuízo à qualidade. 

Espumantes: devem ser guardados em pé, jamais deitados ou de cabeça para baixo, pois a pressão na garrafa poderia ceder nestes casos.  

Para todos os vinhos, independentemente do estilo, não custa lembrar: guarde sempre em local fresco, longe da luz e de vibrações.  

Temperatura e luz: os maiores inimigos da preservação 

Você já teve a oportunidade de visitar a cave de uma vinícola? Se sim, provavelmente percebeu que lá é escuro e fresco. A temperatura amena, na faixa dos 15 aos 18 graus celsius, é a ideal para a guarda do vinho, pois variações extremas podem acelerar a deterioração, afetando os aromas e sabores do vinho. 

Da mesma forma, a luz indireta ou a total ausência de luz, evitam alterações nos compostos do vinho.  

 Dicas extras para garantir a qualidade do vinho 

Para fechar com rolha de ouro, vamos compartilhar dicas extras bem legais, olha só:  

  • Ao comprar vinho no supermercado, prefira as garrafas que estejam bem atrás da prateleira, pois estarão mais protegidas da luz; 
  • Se puder, invista em uma adega climatizada. Há vários modelos disponíveis, alguns ocupam pouco espaço e você terá a garantia de ter o seu vinho protegido e sempre na temperatura ideal de consumo; 
  • Tem um cômodo da casa sobrando? Você pode fechar as janelas com cortina blecaute e guardar os vinhos em caixotes de madeira para ajudar a proteger das variações externas de temperatura e umidade. 

Você chegou sem saber como guardar vinho e agora já está expert no assunto? 

Resumimos as principais informações para reforçar o seu aprendizado:  

  • Vinhos fechados: Se não tiver adega ou cave em casa, guarde em local fresco longe da luz e da variação de temperatura.  
  • Vinhos abertos: Se sobrar vinho na garrafa, feche-a com tampa capacete que ajuda a preservar as características da bebida, guarde-a na geladeira e consuma o quanto antes.  

Lembre-se que um vinho bem guardado é a garantia de uma experiência gustativa sem defeitos. 

Até a próxima taça!  

Leia também